segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Carta Endereçada ao Fernado Haddad

Excelentíssimo Ministro da Educação peço encarecidamente que respeite as pessoas que o senhor representa, já que honrar e trabalhar da melhor maneira no cargo que lhe foi concedido é pedir demais. O que ocorreu com o ENEM de 2009 e 2010 é o melhor exemplo disso.

Em 2009 me preparei o ano inteiro para prestar a tão revolucionária prova, cheguei a ter aulas aos sábados e domingos, nos dois períodos. Toda essa preparação, para controlar o nervosismo e melhor assimilar o conhecimento. Quando me senti preparada veio a notícia de que a prova havia sido cancelada devido ao vazamento das questões.

Em 2010 vocês pregavam que acompanhariam o processo da composição da prova com todo cuidado e atenção, mas toda essa declaração não passou da teoria. Pois novamente vocês erraram e quem se enfeitou de palhaço foram nós, os jovens.
Não cumpriram o mínimo - que era o dever - e exigiram de nós o máximo. Devo ressaltar que a atitude de proibição do uso do lápis para resolução da prova foi no mínimo ridícula, pois não havia folhas suficientes para o rascunho das respostas das questões de Exatas e muito menos para redação.

Se vocês querem renovar no quesito Educação, eu apoio, concordo que precisa ser feito algo para mudar o quadro atual do processo para se ingressar na Universidade. Mas isso não significa que aceito ser o rato de laboratório de vocês.

Se o senhor e seus parceiros não têm capacidade para realização de uma prova nacional, não faça, é melhor ser criticado por não fazer do que realizar de um jeito não adequado, não justo. Vocês estão trabalhando com pessoas, não com marionetes. Provas como a que o ENEM representa não é apenas um caderno com 180 questões, mas todo um projeto de vida envolvido, que depende da resolução desse caderno.

Não brinque e não menospreze a capacidade daqueles que um dia podem representar o senhor.

Atenciosamente.

Mirela.


ps: Voltei ao mundo digital, agora estou esperando sair a lista dos convocados para a segunda fase dos vestibulares que prestei. Enquanto não sai, aproveitarei as minhas mini férias. rs

ps²: Resgatei uma música do Tio Chico, conversando com meu professor de História durante a aula sobre ditadura, na verdade a música não é do Tio Chico, mas sim do seu pseudônimo "Julinho", compartilho com quem por ventura passar por aqui "Jorge Maravilha".


=]

Nenhum comentário: