domingo, 18 de julho de 2010

21 Gramas


Quando o assunto é a sétima arte, tenho que admitir que não entendo quase nada. Só sei discutir o porquê gostei, e o porquê não gostei de determinado filme. (se bem que ultimamente os filmes que tenho assistido do Tarantino, tem prendido minha atenção mais do que o normal. Destaque para “Bastardos Inglórios”).

Em busca de um filme bom para assistir nesta noite fria de sábado, selecionei um que me chamou a atenção pelo nome. Pois um professor (só não me recordo se foi o de Redação ou Filosofia) super recomendou para galera do cursinho.

Colchão jogado na sala, edredom preparado só esperando por mim, e eu esperando o filme começar. Entra a vinheta, silêncio na sala.

Primeira cena apresenta um personagem, em seguida outro. Depois corta a cena e começa outra sem explicar a primeira, e assim caminha o filme. Parece complicado e chato demais, não é?!

Mas aí é que está o encanto, este jogo de cenas te deixa louca, e você vai montando o filme a medida que ele vai sortindo o enredo.

Quando se dá por si não está só tentando entender o filme, mas se indagando sobre sua própria personalidade.

Até que ponto vai sua Fé? O que é o tempo? E o amor, você sabe o que é isso? Se morre para viver, ou se vive para morrer? Se estivesse com os dias contados, esperaria a morte chegar, lutaria pela vida, ou puxaria o gatilho, escolhendo exatamente seu último suspiro? O que te separa da felicidade. Mas afinal, o que é felicidade?

Pode ter certeza que são as indagações acima, no mínimo essas, que você fará quando se deparar com a obra prima de Alejandro González-Iñárritu, “21 gramas”.

Você pode contar ainda com a ajuda do Sean Penn e Benicio Del Toro, para suas ideologias caírem por terra. (que bela ajuda hein?!).

O que são 21 gramas? Essa pergunta Alejandro González, responde ao término do filme:

Dizem que todos nós perdemos 21 gramas no momento exato de nossa morte.
Todos.
Quantas vidas vivemos?
Quantas vezes morremos?
Quanto cabe em 21 gramas?
Quanto é perdido?
Quanto perdemos em 21 gramas?
Quanto se vai com eles?
Quanto é ganho?
Quanto é ganho?
21 gramas.
O peso de cinco moedas de cinco centavos.
O peso de um beija-flor.
Uma barra de chocolate.
Quanto pesam 21 gramas?

Alguém se habilita responder?

ps¹: Sem musiquinha hoje... Sorry.

=]

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei o post Mi! 21 Gramas é um dos meus filmes favoritos, o clima dele é sensacional, aparentemente mórbido, mas com um toque esperançoso, as atuações são demais, também, existe alguma coisa que Sean Penn e Naomi Watts não consigam fazer? Alejandro González Iñárittu é gênio, se você puder ver um outro filme dele chamado Amores Brutos, eu recomendo!

Recitando: "Quanto perdemos em 21 gramas?
Quanto se vai com eles?
Quanto é ganho?"
Beijo!
(Soso)