domingo, 15 de fevereiro de 2009

Além do que se vê

Adoro fotojornalismo, foto em si já me fascina, mas fotojornalismo realmente prende a minha atenção. Observo-a como se olhasse um quadro, pois sei (pelo menos deveria ser) que o fotógrafo que executou tal arte, quer dizer algo além da imagem. E, é por essa mensagem nas entrelinhas que me encanto. Fico imaginando como conseguiu captar a imagem, reparo no enquadramento (não que eu saiba muito, mas o básico que sei, dá para enganar), e olho também para o figurante. Penso no que passa na cabeça da pessoa naquele momento. No caso de alegria muita satisfação, e no caso de tristeza, o desespero parece ser seu companheiro, como na foto abaixo:


"O coronel assassinou o preso; mas eu assassinei o coronel com a minha câmera". Palavras de Eddie Adams, fotógrafo na Guerra do Vietnã.



Neste ano o World Press Photo deu ao brasileiro Luiz Vasconcelos do jornal “ A Crítica”, o primeiro lugar na categoria “Notícias em Gerais”.

Mas uma que me impressionou tanto pela imagem quanto pela colocação, pois merecia o primeiro lugar e ficou em terceiro, na categoria "Sports Action", foi está:

Mas da foto ganhadora não há o que discutir:



E quanto a ela penso que: “A humanidade não tem raiva de determinado lugar, mas de determinadas pessoas que se renovam de quatro anos em anos!”.


=]

Um comentário:

Unknown disse...

É mirela são fotos que retratam e mostram os fatos dos jeito que eles realmente são.
Giuuu